Curiosidades

Confira nesta seção diversas curiosidades existentes no mundo da química.


  • GASOLINA


A gasolina, obtida pela destilaçao fracionada do petróleo tem sofrido modificações com a evolução da indústria petrolífera e dos motores de combustão interna. Os hidrocarbonetos, componentes da gasolina, são membros da série parafínica, olefínica, naftênica e aromática, e suas proporções relativas dependem do petróleo e dos processos de produção utilizados. Hoje em dia, as gasolinas que saem das refinarias são formadas de misturas criteriosamente balanceadas desses hidrocarbonetos, visando atender aos requisitos de desempenho dos motores.

Uma gasolina para consumo é composta pela mistura de dois, três ou mais componentes obtidos em diferentes processos de refino, podendo ainda receber a adição de outros compostos como tolueno, xilenos, etanol anidro, metanol e outros aditivos especiais com finalidades específicas, dentre elas os antioxidantes e antidetonantes.


  • COMO ACONTECE A COMBUSTÃO ESPONTÂNEA?

Os materiais armazenados em grandes quantidades podem sofrer uma combustão espontânea. Isto acontece devido ao calor interno causado por oxidação (reação onde elétrons são perdidos, principalmente quando o oxigênio se combina com algum outro elemento químico, ou quando o hidrogênio é retirado de um composto).
Essa oxidação não permite que o calor seja liberado para o ar ao redor, a temperatura do material vai aumentando até que ele atinge seu ponto de ignição e provoca chamas.
Por volta de 290a.C., um texto chinês registra esse fenômeno descrevendo a combustão espontânea de um tecido armazenado embebido em óleo.



  • Por que não devemos descartar Pilhas e baterias em lixo comum?

O grande aumento do uso de celulares, computadores, filmadoras, aparelhos de som e tantos outros aparelhos eletrônicos ocasionou o aumento também muito elevado de pilhas e de baterias.



Muitas destas pilhas e baterias são feitas de metais pesados como mercúrio, cádmio, níquel e substâncias que contém estes metais. Estas substâncias são muito tóxicas e prejudicam o organismo. Tem efeito cumulativo. Dependendo da concentração, podem causar, a longo prazo, doenças no sistema nervoso, nos rins, nos ossos, etc. Pode causar inclusive câncer.
O perigo deste material é a forma com que é descartado. Muitas vezes de forma inadequada. Geralmente vão parar nos lixões comuns. Com o passar do tempo, as pilhas e as baterias descartadas deixam vazar líquidos que contaminam o solo, os lençóis freáticos, e que podem até chegar aos rios e lagos.
Por este motivo, devemos descartar pilhas e baterias em locais apropriados ondem fazem a coleta deste material para a reciclagem e não nos lixos comuns.




Fonte: http://www.soq.com.br/curiosidades/index.php?pg=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário